1. Home
  2. /
  3. blog
  4. /
  5. Gerenciamento de obra: entenda...

Gerenciamento de obra: entenda o que é e a sua importância?

A execução de uma obra é uma tarefa complexa que exige organização, planejamento e, principalmente, o acompanhamento de profissionais capacitados. Se todas as etapas não forem feitas de forma correta, você pode ter diversos problemas na realização da sua obra, como gastos inesperados, atrasos, falta de materiais e de mão de obra qualificada.

Para evitar todos esses problemas na sua construção, é essencial contar com um bom gerenciamento de obra. Assim, você evita dores de cabeça e garante o sucesso da sua obra.

O que é o gerenciamento de obra?

O gerenciamento de obra tem como objetivo acompanhar todas as etapas da construção, administrar o tempo, os materiais, cumprir a previsão orçamentária, evitar o desperdício de materiais e fazer a gestão de toda a equipe.

É claro que imprevistos podem acontecer em qualquer obra, mas, quando bem gerenciada, fica muito mais fácil solucionar os problemas, já que o gestor estará acompanhando todas as etapas da obra, reduzindo consideravelmente os danos que esses imprevistos podem causar.

Quem é o responsável pelo gerenciamento de obra?

Aqui no Brasil existe a Lei 5.194 de 1996 que determina que a gestão pode ser feita por engenheiro civil ou arquiteto, mas, geralmente, é feita por um engenheiro.

É fundamental que o gestor tenha conhecimento sobre a parte prática do serviço, entenda sobre planejamentos, prazos e custos de obras e seja organizado e cordial para garantir um bom relacionamento com todos que estão trabalhando no projeto.

Qual a importância do gerenciamento de obra?

Ele é fundamental para que toda a obra seja concluída dentro do prazo e com o orçamento estipulado. Além disso, ajuda a prever possíveis problemas e buscar as melhores alternativas para corrigir qualquer erro, beneficiando todas as partes envolvidas na obra, tanto contratante quanto contratado.

Quais as etapas da gestão de obras?

Para que tenha um gerenciamento eficiente da obra, o gestor precisa seguir as seguintes etapas:

Estudo de viabilidade

É nesta etapa que se analisa os custos da construção, como com materiais e mão de obra, as técnicas que serão utilizadas, estudo do zoneamento urbano, limitações legais, autorizações necessárias, entre outros.

Orçamento e cronograma

Deve ser feito o levantamento de todos os gastos com materiais, contratação da construtora, equipamentos, etc., procurando ter um controle mais eficiente de todos os gastos.

Também deve ser estimado o prazo para a conclusão do projeto, lembrando de considerar o prazo de entrega dos materiais, organização de cada etapa da construção e tarefas que serão realizadas.

Compra de materiais e execução do projeto

Depois dos orçamentos feitos, chegou a hora de comprar os materiais e partir para a execução do projeto, seguindo todo o planejamento para minimizar os erros durante o processo.

Supervisão e controle

Esta etapa é fundamental durante o gerenciamento de obras. É aqui que o gestor confere se a equipe está seguindo o planejado, se está havendo desperdícios de materiais e pode prever os erros para evitar problemas mais sérios.

Deu para perceber a importância de ter um bom gerenciamento de obra, não é mesmo? Não é uma tarefa muito fácil e, por isso, é imprescindível contar com um bom gestor de obra e uma equipe qualificada para que tudo saia conforme o planejado.

Entre em contato conosco para conhecer o nosso trabalho e evitar dores de cabeça na sua obra!