1. Home
  2. /
  3. blog
  4. /
  5. Dicas para planejar a...

Dicas para planejar a construção da sua piscina.

Quem nunca sonhou em ter uma piscina em casa? Ela proporciona diversos momentos para curtir com a família e os amigos, traz um ar de descontração e leveza pro ambiente, além de valorizar ainda mais o imóvel.

Porém, para que esse prazer se torne uma grande dor de cabeça, é importante pensar em todos os detalhes do projeto para que tudo saia conforme o planejado. Confira agora os pontos fundamentais para planejar a construção da sua piscina.

 

Tamanho, condições e características do terreno

Para a construção da sua piscina, é recomendado que o terreno tenha o dobro do seu tamanho. Por exemplo, caso a piscina tenha 15m², o espaço deve ter, no mínimo, 30m², contando com a área de circulação.

É importante verificar se o terreno suporta toda a carga de uma piscina quando cheia, se ele possui algo que impeça a escavação, como presença de canos, raízes ou lençol freático, e também se atentar à regularidade do terreno, pois, caso seja muito irregular, demandará gastos extras.

Além disso, para a construção da sua piscina deve-se analisar também características como incidência solar, presença de muitas árvores ou sombras de prédios e casas ao redor que podem influenciar no seu conforto e de sua família.

 

Material, tamanho e profundidade da piscina

Depois de analisado o terreno para a construção da sua piscina, você precisa escolher quais materiais se adequam melhor às características do terreno e quais se encaixam no seu orçamento. As opções de vinil e fibra de vidro possuem baixo custo, porém têm uma menor resistência. As de alvenaria resistem por, no mínimo, uns 20 anos, mas possuem um custo maior.

O tamanho deve ser escolhido de acordo com o seu terreno. Lembrando que uma piscina maior terá custos maiores com manutenções e uma pequena pode impedir que o usuário faça grandes movimentos. Então, verifique bem as suas possibilidades.

 Já na questão de profundidade, você deve avaliar quais serão os usuários da piscina, se serão adultos ou crianças, para evitar acidentes. Caso tenha crianças, o ideal é investir em piscinas com uma área inicial de 40 a 50cm de profundidade.

 Para crianças maiores, essa área inicial pode ter entre 90cm a 1,20m. E, geralmente, para adultos a profundidade da piscina fica em torno de 1,50m.

Além de tudo isso, é importante que durante a construção da sua piscina se faça uma pequena queda no piso para o escoamento da água para o ralo. Lembre-se de deixar sua piscina sempre cheia para conservar o rejunte e o revestimento e mantenha a limpeza para evitar o entupimento do sistema de circulação da água.

Que tal colocar em prática os seus projetos? Conte com a Braga Engenharia para garantir qualidade de vida, conforto e segurança para a sua família. Estamos há mais de vinte anos no mercado de construção civil e contamos com profissionais altamente qualificados para trazer as melhores soluções para que você realize o seu sonho!