Sonho de grande parte dos brasileiros, ter a casa própria é um grande desafio para quem não conta com o dinheiro para a compra ou não tem renda suficiente para bancar um empréstimo bancário. Para facilitar a realização do sonho, o governo tem lançado programas habitacionais que permitem a adesão de vários perfis de pessoas.
Uma dessas opções é o financiamento de terreno e construção, uma linha de crédito feita pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Caixa Econômica Federal (CEF) que permite a compra de um terreno e crédito para a construção da casa aos poucos e projetada como você sempre sonhou.
Assim como em outras linhas de financiamento habitacional, o seu FGTS também pode fazer parte do pagamento na opção de compra de terreno e construção. Apesar de o bem ficar alienado ao banco, o comprador pode utilizá-lo da forma que quiser.
Passos para conseguir a aprovação do financiamento
Verificação do seu perfil de financiamento
Esse é o primeiro passo: definir sua capacidade de financiamento e consiste em uma simulação que pode ser feita junto à imobiliária ou construtora.
Será apresentado a você um questionário para obter as informações essenciais no processo de financiamento e, a depender das respostas, será gerado um valor de crédito máximo para o seu caso e também o valor das parcelas que você pode comprometer mensalmente.
Feita a simulação, que ainda não é uma garantia da liberação do crédito, é necessário separar os documentos e comprovantes solicitados e observar alguns critérios que são exigidos para a liberação do crédito:
- Ser maior de 18 anos ou emancipado com 16 anos completos;
- Ser brasileiro ou ter visto permanente no Brasil;
- Ter capacidade civil e de pagamento;
- Não comprometer mais que 30% da renda bruta mensal familiar;
- Não possuir empréstimos em andamento;
- Não ter o nome em cadastros de devedores, como Serasa e SPC.
Buscando o terreno ideal
O processo de busca pelo terreno deve ser acompanhado por um corretor responsável que deve apontar o imóvel (terreno) que atenda aos requisitos estabelecidos no seu perfil de financiamento, ou seja, é preciso respeitar o valor estabelecido e a localização.
Elaboração dos projetos e cronogramas
Formalizada a compra do terreno, a próxima etapa é providenciar o projeto arquitetônico junto à construtora e seu engenheiro responsável, já que esse projeto precisa ser aprovado na Prefeitura.
Em seguida, é necessário elaborar o cronograma físico-financeiro da obra e o memorial descritivo, onde deve constar o tempo da obra e o detalhamento dos materiais e dos serviços a serem executados. É importante descrever qual o percentual de conclusão da obra a cada mês.
Liberação do financiamento
Após essas três etapas, tudo deve ser entregue ao banco para análise jurídica. O banco deve enviar, então, um engenheiro para comprovar se o terreno atende aos critérios exigidos e, depois disso, liberar o contrato de financiamento.
Enfim, a construção do sonho
Com o financiamento aprovado, você pode contratar uma construtora que será responsável por toda a obra, cuidando de seguir o cronograma aprovado.
Todo o processo é bastante burocrático, mas nós, da Braga Engenharia, podemos te ajudar a ter o seu financiamento de terreno e construção aprovado com maior facilidade e, assim, te ajudar a realizar o sonho da casa própria. Entre em contato conosco!